quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

9/02/2012 - Espanhol (Dia 7 - Aula 2)

Clique na imagem para ver a tabela com os verbos já vistos

(anotações próprias)
Conteúdo sujeito a alteração. Opiniões e críticas são pessoais do autor, dê sempre preferência ao conteúdo dado em sala.

9/02/2012 - Biologia 1 (Dia 7 - Aula 2)

Como caracterizar vida?


  • Composição química mais comum:


  • Células: o ser vivo precisa de células
  • Metabolismo: conjunto de reações químicas que acontecem no corpo.
  • Reprodução: as espécies são passíveis de reprodução.
  • Mutação: mudança genética; diferença entre os seres vivos.
  • Adaptação: adaptar ao espaço/sobrevivência
Níveis de organização:



(anotações do professor - adaptadas)
Conteúdo sujeito a alteração. Opiniões e críticas são pessoais do autor, dê sempre preferência ao conteúdo dado em sala.

9/02/2012 - Geografia (Dia 7 - 3)

Escala numérica

CLIQUE PARA AMPLIAR


Conteúdo sujeito a alteração. Opiniões e críticas são pessoais do autor, dê sempre preferência ao conteúdo dado em sala.

9/02/2012 - História (Dia 7 - Aula 2)

Preservação Patrimonial

  • Para que a História possa ser reproduzida, os registros e os patrimônios devem ser preservados e conservados.
  • Recentemente, bens imateriais (capoeira, samba...) também tem sido tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

(anotações do professor)

Conteúdo sujeito a alteração. Opiniões e críticas são pessoais do autor, dê sempre preferência ao conteúdo dado em sala.

9/02/2012 - Química (Dia 7 - Aula 3)

Diagrama de fases
(resumido)

O encontro entre a pressão e a temperatura revela o estado físico da substância:

Sólido:
*Baixa entropia
*Retículo ou rede cristalina
-Organização especial das partículas (todo sólido deve ter esta definida).


(anotações do professor - adaptadas)
Conteúdo sujeito a alteração. Opiniões e críticas são pessoais do autor, dê sempre preferência ao conteúdo dado em sala.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

8/02/2012 - Matemática (Dia 6 - Aula 2)

Propriedades da potenciação



(anotações do professor - adaptadas / anotações próprias)
Conteúdo sujeito a alteração. Opiniões e críticas são pessoais do autor, dê sempre preferência ao conteúdo dado em sala.

8/02/2012 - Física (Dia 6 - Aula 3)

Velocidade instantânea

No gráfico S & t, a inclinação do ponto é igual à sua velocidade instantânea. [Inclinação da reta que encosta (tangenciar) no ponto]


Velocidade média
  • NÃO (N-Ã-O N~Ã~O N/Ã/O) é a média aritmética das velocidades.
Indica-se supor a distância para chegar a resultado, se essa não for informada no enunciado (método da suposição, de preferência um múltiplo comum entre os denominadores).



(anotações do professor - adaptadas / anotações próprias)
Conteúdo sujeito a alteração. Opiniões e críticas são pessoais do autor, dê sempre preferência ao conteúdo dado em sala.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

7/02/2012 - Espanhol (Dia 5 - Aula 1)




Conteúdo sujeito a alteração. Opiniões e críticas são pessoais do autor, dê sempre preferência ao conteúdo dado em sala.

7/02/2012 - Matemática (Dia 5 - Aula 1)

Racionalização

(anotações do professor - adaptadas / anotações próprias)
Conteúdo sujeito a alteração. Opiniões e críticas são pessoais do autor, dê sempre preferência ao conteúdo dado em sala.

7/02/2012 - Filosofia (Dia 5 - Aula 1)

Introdução
  • A Filosofia nasceu no período de 800 a 500a.C. e era uma prática reflexiva, que favoreceu o questionamento do mundo e pensamentos abstratos dedicados à busca do princípio da essência das coisas.
Atitudes filosóficas:
  1. Admiração - observação; espanto.
  2. Dúvida - questionar; analisar; investigar.
  3. Insatisfação moral - não aceitar como verdade as crenças sociais.


(anotações do professor - adaptadas)
Conteúdo sujeito a alteração. Opiniões e críticas são pessoais do autor, dê sempre preferência ao conteúdo dado em sala.

7/02/2012 - Geografia (Dia 5 - Aula 2)

Clique para ampliar



Conteúdo sujeito a alteração. Opiniões e críticas são pessoais do autor, dê sempre preferência ao conteúdo dado em sala.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

6/02/2012 - Química (Dia 4 - Aula 2)


EXEMPLO: UFMG (2a etapa)
Considerando que o sistema está em equilíbrio térmico, e que a massa de HCl é maior que a de NH3, em qual dos pontos (A,B ou C) se formará o cloreto de amônio? Justifique.


(anotações do professor - adaptadas / anotações independentes)
Conteúdo sujeito a alteração. Opiniões e críticas são pessoais do autor, dê sempre preferência ao conteúdo dado em sala.

6/02/2012 - Biologia 1 (Dia 4 - Aula 1)

Níveis de organização dos seres vivos


(anotações do professor - adaptada)
Conteúdo sujeito a alteração. Opiniões e críticas são pessoais do autor, dê sempre preferência ao conteúdo dado em sala.

6/02/2012 - Geografia (Dia 4 - Aula 1)

Clique para ampliar


Conteúdo sujeito a alteração. Opiniões e críticas são pessoais do autor, dê sempre preferência ao conteúdo dado em sala.

6/02/2012 - Português (Dia 4 - Aula 1)

Linguagem e língua
  • Linguagem: é um sistema organizado de símbolos a serviço das sociedades humanas. É a transmissão de sentidos, que favorecem a interação entre os homens.
  1. Individual: cada pessoa tem sua própria maneira de expressar e compreender o mundo.
  2. Social: sofre determinações sociais.
  3. Física: envolve elementos acústicos humanos.
  4. Cognitiva: envolve pensamento.
  • Linguagem humana é um tipo de manifestação cultural.
  • Linguagem verbal e não verbal: maneiras de expressar a faculdade humana.
  • Verbal: faz uso de palavras e sinais escritos. 
  • Não verbal: não faz uso de palavras escritas.

(Power Point da professora - adaptado)
Conteúdo sujeito a alteração. Opiniões e críticas são pessoais do autor, dê sempre preferência ao conteúdo dado em sala.

domingo, 5 de fevereiro de 2012

3/02/2012 - Física (Dia 3 - Aula 2)

Movimento
  • Movimento é relativo  (depende de um referencial).


  • Referencial inercial: referencial em repouso em relação à Terra.

  • Trajetória: desenho que o corpo faz no espaço (depende de um referencia).
EXEMPLO:

Medidas
Distancia [m]

1km = 10³m
1ham = 10²m
1dam = 10m

1dcm = 10‑1m
1cm = 10‑2m
1mm = 10-³m


Tempo [s]

1min = 60s
1h - 60 min = 3.600s

min = '
s = "
h = º


(anotações do professor - adaptadas / desenhos, montagens e anotações próprias)
Conteúdo sujeito a alteração. Opiniões e críticas são pessoais do autor, dê sempre preferência ao conteúdo dado em sala.

3/02/2012 - História (Dia 3 - Aula 1)

O exercício do historiador
  • A história é feita a partir da seleção de alguns fatos realizados pelos homens em determinado CONTEXTO (tempo + espaço) 
  • Os historiadores, porém, devem ser cautelosos com as fontes escritas que podem ser parciais.

Exemplos:
-Revistas tendenciosas a determinados times, partidos, eventos, etc.
-Situações em que documentos são alterados ou destruídos, como em ditaduras.


(anotações do professor - adaptadas / anotações próprias)
Conteúdo sujeito a alteração. Opiniões e críticas são pessoais do autor, dê sempre preferência ao conteúdo dado em sala.