quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012
9/02/2012 - Biologia 1 (Dia 7 - Aula 2)
Como caracterizar vida?
- Composição química mais comum:
- Células: o ser vivo precisa de células
- Metabolismo: conjunto de reações químicas que acontecem no corpo.
- Reprodução: as espécies são passíveis de reprodução.
- Mutação: mudança genética; diferença entre os seres vivos.
- Adaptação: adaptar ao espaço/sobrevivência
Níveis de organização:
(anotações do professor - adaptadas)
Conteúdo sujeito a alteração. Opiniões e críticas são pessoais do autor, dê sempre preferência ao conteúdo dado em sala.
9/02/2012 - Geografia (Dia 7 - 3)
Escala numérica
CLIQUE PARA AMPLIAR |
Fonte: Manual do Jedi
Conteúdo sujeito a alteração. Opiniões e críticas são pessoais do autor, dê sempre preferência ao conteúdo dado em sala.
9/02/2012 - História (Dia 7 - Aula 2)
Preservação Patrimonial
- Para que a História possa ser reproduzida, os registros e os patrimônios devem ser preservados e conservados.
- Recentemente, bens imateriais (capoeira, samba...) também tem sido tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
(anotações do professor)
Conteúdo sujeito a alteração. Opiniões e críticas são pessoais do autor, dê sempre preferência ao conteúdo dado em sala.
9/02/2012 - Química (Dia 7 - Aula 3)
Diagrama de fases
(resumido)
O encontro entre a pressão e a temperatura revela o estado físico da substância:
Sólido:
*Baixa entropia
*Retículo ou rede cristalina
-Organização especial das partículas (todo sólido deve ter esta definida).
(anotações do professor - adaptadas)
Conteúdo sujeito a alteração. Opiniões e críticas são pessoais do autor, dê sempre preferência ao conteúdo dado em sala.
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012
8/02/2012 - Física (Dia 6 - Aula 3)
Velocidade instantânea
No gráfico S & t, a inclinação do ponto é igual à sua velocidade instantânea. [Inclinação da reta que encosta (tangenciar) no ponto]
Velocidade média
- NÃO
(N-Ã-O N~Ã~O N/Ã/O)é a média aritmética das velocidades.
Indica-se supor a distância para chegar a resultado, se essa não for informada no enunciado (método da suposição, de preferência um múltiplo comum entre os denominadores).
(anotações do professor - adaptadas / anotações próprias)
Conteúdo sujeito a alteração. Opiniões e críticas são pessoais do autor, dê sempre preferência ao conteúdo dado em sala.
terça-feira, 7 de fevereiro de 2012
7/02/2012 - Espanhol (Dia 5 - Aula 1)
Fonte: Manual do Jedi
Conteúdo sujeito a alteração. Opiniões e críticas são pessoais do autor, dê sempre preferência ao conteúdo dado em sala.
7/02/2012 - Filosofia (Dia 5 - Aula 1)
Introdução
- A Filosofia nasceu no período de 800 a 500a.C. e era uma prática reflexiva, que favoreceu o questionamento do mundo e pensamentos abstratos dedicados à busca do princípio da essência das coisas.
Atitudes filosóficas:
- Admiração - observação; espanto.
- Dúvida - questionar; analisar; investigar.
- Insatisfação moral - não aceitar como verdade as crenças sociais.
(anotações do professor - adaptadas)
Conteúdo sujeito a alteração. Opiniões e críticas são pessoais do autor, dê sempre preferência ao conteúdo dado em sala.
7/02/2012 - Geografia (Dia 5 - Aula 2)
Clique para ampliar |
Fonte: Manual do Jedi
Conteúdo sujeito a alteração. Opiniões e críticas são pessoais do autor, dê sempre preferência ao conteúdo dado em sala.
segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012
6/02/2012 - Química (Dia 4 - Aula 2)
EXEMPLO: UFMG (2a etapa)
Considerando que o sistema está em equilíbrio térmico, e que a massa de HCl é maior que a de NH3, em qual dos pontos (A,B ou C) se formará o cloreto de amônio? Justifique.
(anotações do professor - adaptadas / anotações independentes)
Conteúdo sujeito a alteração. Opiniões e críticas são pessoais do autor, dê sempre preferência ao conteúdo dado em sala.
6/02/2012 - Geografia (Dia 4 - Aula 1)
Clique para ampliar |
Fonte: Manual do Jedi
Conteúdo sujeito a alteração. Opiniões e críticas são pessoais do autor, dê sempre preferência ao conteúdo dado em sala.
6/02/2012 - Português (Dia 4 - Aula 1)
Linguagem e língua
- Linguagem: é um sistema organizado de símbolos a serviço das sociedades humanas. É a transmissão de sentidos, que favorecem a interação entre os homens.
- Individual: cada pessoa tem sua própria maneira de expressar e compreender o mundo.
- Social: sofre determinações sociais.
- Física: envolve elementos acústicos humanos.
- Cognitiva: envolve pensamento.
- Linguagem humana é um tipo de manifestação cultural.
- Linguagem verbal e não verbal: maneiras de expressar a faculdade humana.
- Verbal: faz uso de palavras e sinais escritos.
- Não verbal: não faz uso de palavras escritas.
(Power Point da professora - adaptado)
Conteúdo sujeito a alteração. Opiniões e críticas são pessoais do autor, dê sempre preferência ao conteúdo dado em sala.
domingo, 5 de fevereiro de 2012
3/02/2012 - Física (Dia 3 - Aula 2)
Movimento
- Movimento é relativo (depende de um referencial).
- Referencial inercial: referencial em repouso em relação à Terra.
- Trajetória: desenho que o corpo faz no espaço (depende de um referencia).
EXEMPLO:
Medidas
Distancia [m]
1km = 10³m
1ham = 10²m
1dam = 10m
1dcm = 10‑1m
1cm = 10‑2m
1mm = 10-³m
Tempo [s]
1min = 60s
1h - 60 min = 3.600s
min = '
s = "
h = º
(anotações do professor - adaptadas / desenhos, montagens e anotações próprias)
Conteúdo sujeito a alteração. Opiniões e críticas são pessoais do autor, dê sempre preferência ao conteúdo dado em sala.
3/02/2012 - História (Dia 3 - Aula 1)
O exercício do historiador
- A história é feita a partir da seleção de alguns fatos realizados pelos homens em determinado CONTEXTO (tempo + espaço)
- Os historiadores, porém, devem ser cautelosos com as fontes escritas que podem ser parciais.
Exemplos:
-Revistas tendenciosas a determinados times, partidos, eventos, etc.
-Situações em que documentos são alterados ou destruídos, como em ditaduras.
(anotações do professor - adaptadas / anotações próprias)
Conteúdo sujeito a alteração. Opiniões e críticas são pessoais do autor, dê sempre preferência ao conteúdo dado em sala.
Assinar:
Postagens (Atom)