terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

28/02/2012 - Matemática (Dia 17 - Aula 5)

Sistema cartesiano ortogonal



(anotações do professor - adaptadas)
Conteúdo sujeito a alteração. Opiniões e críticas são pessoais do autor, dê sempre preferência ao conteúdo dado em sala.

28/02/2012 - Filosofia (Dia 17 - Aula 4)

Os Pré-Socráticos

  • Jônios: 
    • Tales de Mileto, 
    • Anaximandro,
    • Anaxímenes.
  • Efésios:
    • Heráclito
  • Eleatas:
    • Xenófones
    • Parmênides
    • Zenão de Eleia
  • Pitagóricos
    • Pitágoras
    • Timeu
  • Atomistas
    • Leucipo
    • Demócrito
CLIQUE PARA AMPLIAR
(anotações do professor - adaptadas)
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28/02/2012 - Geografia (Dia 17 - Aula 5)

Dinâmica de fuso horário

360 : 24 (horas de um dia) = 15°

Rotação da Terra: Oesta -> Leste
(O dia começa primeiro no oriente)


Hora solar: considera a diferença de minutos


(anotações do professor - adaptadas)
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segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

27/02/2012 - Biologia 1 (Dia 16 - Aula 4)

Energia e ecossistema

As várias cadeias alimentares se organizam em teias. Tais teias são representações mais ricas e que demonstram o mosaico de interações mais próximo da realidade.
Nas teias, mantemos o fluxo de energia: segue o padrão unidirecional em cada cadeia componente.
Ex.:


Como nas cadeias, os decompositores são importantes grupos de bactérias e fungos, principalmente.
São responsáveis pela reciclagem da matéria ao transformar compostos antes fixados em organismos, em outros passíveis de reutilização.
Ao longo de cada etapa, energia é perdida. Assim, há a tendência de redução da energia disponível (perdas: metabolismo e calor, por exemplo).

(anotações do professor - adaptadas)
Conteúdo sujeito a alteração. Opiniões e críticas são pessoais do autor, dê sempre preferência ao conteúdo dado em sala.

27/02/2012 - Química (Dia 16 - Aula 5)

Curva de aquecimento de substâncias puras

Exemplo: Metanol (PF -98°- PE 65°)




1- Aquecimento do sólido
2- Fusão (sólido + líquido)
3- Aquecimento do líquido
4- Ebulição (líquido + gasoso)


Legendas:
*(suposta estrela) - A energia é utilizada para aumentar a Ec das partículas
+(suposta cruz) - A energia absorvida é utilizada para romper ligações.

(SISTEMA ABERTO, NÃO POSSUI TRECHO DE AQUECIMENTO GASOSO)


Curva de misturas

a)Mistura simples




QUADRADO: Parte da energia absorvida é utilizada para romper ligações e a outra parte é utilizada para aumentar a Ec das partículas.

b)Mistura eutética
PF definido
c)Mistura azeotrópica
PE definido


(anotações do professor - adaptadas / anotações próprias)
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27/02/2012 - Geografia (Dia 16 - Aula 4)

Dinâmica de fuso horário


Enquanto a pessoa à esquerda está ao meio dia, a pessoa à direita está à meia noite, isso devido à divisão por fusos que garante padronização.

(anotações do professor - adaptadas/ anotações próprias)
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